Razões para não usar um serviço gratuito para criar um blog

Reproduzo para vocês um artigo publicado originalmente em meu blog pessoal. Boa leitura!

Quando uma pessoa vai criar um blog a tentação de usar um serviço gratuito como o WordPress.com e o Blogger é muito grande. Apesar de possuírem recursos bastante atrativos e de serem serviços simples para configurar e começar a usar, esses tipos de serviços não são a melhor opção para começar o blog da sua empresa ou do seu pequeno negócio.

Existem diversas razões para você não fazer isso, abaixo cito algumas delas.

Controle

Usando uma plataforma gratuita você fica limitado a usar o que é oferecido e você não tem controle sobre a mesma. Você não poderá fazer qualquer modificação na sua estrutura e poderá ficar impossibilitado de usar uma nova tecnologia em seu site. Você sempre ficará limitado aos recursos oferecido pelo serviço gratuito.

Propaganda Gratuita

Ao utilizar uma plataforma gratuita, você estará fazendo comercial gratuitamente para esta empresa, já que a marca deles sempre aparecerá no seu blog em uma barra no topo do seu site. Você aceitaria colocar no seu cartão de visita a logomarca da gráfica que o imprimiu?

Em alguns casos, existem plataformas que ainda colocam anúncios nesta barra, que poderá conter até anúncios dos seus concorrentes!

Imagem Amadora

Ao usar um serviço gratuito o endereço do seu blog será algo como nomedomeublog.blogger.com. Isso passa uma imagem de amadorismo e de falta de compromisso. Para um blog pessoal e sem compromisso não há problema algum, mas se você quer passar uma imagem de compromisso, profissionalismo e seriedade você deve ter um endereço de domínio próprio. Assim o endereço do seu blog seria como nomedomeublog.com, ficando até mais fácil para o seu cliente lembrar-se do endereço.

Posicionamento no Google

Um dos principais motivos de ter um blog é o de obter melhor posicionamento na busca do Google (e do Bing/Yahoo). Blogs que ficam hospedados em serviços gratuitos não conseguem ter bom resultado, já os que possuem uma hospedagem e nome de domínios próprios sempre conseguem um melhor posicionamento nos resultados dos sites de buscas. Isso acontece, pois as palavras chaves são sempre vinculadas ao domínio principal, portanto em sites gratuitos o domínio principal nunca será o do seu blog.

Perda de Visitas

Muitos que começam pensam assim: vou começar meu blog em um serviço grátis e depois que crescer eu mudo para uma hospedagem e domínio próprios. Errado! Ao fazer essa mudança você perderá todas as referências de links externos (de outros sites ou blogs) para o seu blog, e também perderá muitos visitantes, tendo que praticamente recomeçar do zero! Então, por que não começar logo com uma hospedagem e domínios próprios?

Recomendações

A recomendação mais importante é: comece certo! Adquira uma hospedagem em uma empresa confiável, não confie em promoções mirabolantes e nem em preços fora da realidade, muito menos em planos ilimitados, pois isso não existe.

Recomendo os serviços da Essencial Host, clicando aqui você poderá ver os planos de hospedagem de sites e blogs que eles possuem; todos os planos que tem suporte a banco de dados MySQL têm suporte as plataformas de criação de blogs mais usadas.

Adquiria um nome de domínio que tenha grafia semelhante ao assunto do seu blog. Não adianta ter um domínio com nome de parafuso se o assunto do seu blog é sobre moda! Um bom nome de domínio pode ser o primeiro passo para o sucesso do seu blog.

Ainda sobre domínio, procure preferencialmente usar domínios com final .com.br ou .com, que são os mais usados e fáceis de serem lembrados pelos seus clientes e leitores.

Tenha conteúdo original e relevante, e evite fazer cópias de conteúdo alheio. Originalidade é tudo e na internet é muito valorizado, principalmente pelos sites de pesquisas. E esteja preparado para o crescimento do seu blog!

Sobre Essencial Host

Equipe administrativa da Essencial Host.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *