Qual o plano de hospedagem de site recomendado para mim?

Hospedagem de sites

Muitos dos meus clientes, antes de assinarem um plano de hospedagem de site comigo, me questionam qual seria o plano ideal para o site deles. Existem várias opções disponíveis no mercado e vários fatores que podem influenciar na escolha do plano ideal para hospedar um determinado site.

Vou tentar responder esta pergunta explicando os tipos de planos mais comuns que existem no mercado.

Hospedagem compartilhada
A hospedagem é compartilhada quando se tem um único servidor hospedando diversos sites. É o tipo mais econômico e comum atualmente. Geralmente são servidores robustos que permitem fornecer diversos recursos e hospedar diversos tipos de sites, desde simples sites institucionais até lojas virtuais. Possui recursos limitados e compartilhados entre outras contas de hospedagem.

Revenda
A revenda é uma modalidade específica para profissionais que revendem serviços de internet, como programadores, webdesigners ou pequenas empresas de hosting. A estrutura é a mesma da hospedagem compartilhada, e permite a criação de diversas hospedagens compartilhadas independentes.

Servidores virtuais – VPS
Os servidores virtuais, também chamados de VPS, funcionam como se fossem um servidor dedicado, com recursos e sistemas exclusivos. Funciona da seguinte forma: um servidor dedicado tem os seus recursos “divididos” de forma a criar máquinas virtuais com recursos reservados, tendo maior poder de processamento e suportando mais tráfego. O usuário deverá ter conhecimento em administração de servidores ou contratar um serviço de gerenciamento com o fornecedor.

Servidores dedicados
Os servidores dedicados são máquinas fisicamente dedicadas e exclusivas. Lhe entregam um grande poder de processamento, podendo receber uma grande quantidade de visitantes. Você terá controle total do equipamento e ter conhecimento para administrar um servidor ou contratar um serviço de gerenciamento com o fornecedor.

Mas qual é o plano de hospedagem ideal para mim?
Se o seu site recebe poucos acessos a hospedagem compartilhada será suficiente. Se utiliza um gerenciador de conteúdo (CMS) como, por exemplo, o WordPress, Joomla ou Drupal, com muitos plugins é comum sobrecarregar o processamento do servidor de uma hospedagem compartilhada, e neste caso recomendamos um plano de servidor virtual (VPS). Caso o site tenha muitos visitantes, acessos constantes a banco de dados ou alguma aplicação muito importante, a recomendação é que você contrate um servidor dedicado.

Recomendação
Uma boa pedida é a customização e utilização de plugins de cache para sites com gerenciadores de conteúdo, que ajudam a poupar processamento e poderão ajudar a mantê-lo em um serviço de menor valor. É importante a contratação de serviços de monitoramento e de gerenciamento fornecidos pelo seu provedor, normalmente é um bom negócio e poderão ser a diferença para o sucesso do seu site.

Sobre Essencial Host

Equipe administrativa da Essencial Host.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Qual o plano de hospedagem de site recomendado para mim?

  1. roger disse:

    para um site de classificados qual melhor servidor?

    • admin disse:

      Se você está iniciando e vai precisar de recursos exclusivos, recomendo um servidor VPS que tenha modularidade para ir aumentando a capacidade assim que seu site de classificados for crescendo.

  2. Fábio disse:

    E para um Portal em Joomla com cerca de 30.000 requisições de páginas no mês, com necessidade de no mínimo 99% de continuidade e suporte necessário.
    Um serviço de Revenda de Hospedagem é recomendado?
    Obrigado!

    • Olá Fábio, nesse caso é recomendado um servidor virtual, pois o plano de revenda de hospedagem não suportaria seu portal devido ser compartilhado, e com um servidor virtual seu site será o único do servidor, gerando melhor desempenho e estabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *