Como trocar o usuário admin do seu blog WordPress?

Quando criamos um blog usando a plataforma do WordPress, a melhor plataforma para criação de blogs com domínio e hospedagem própria, é criado automaticamente o usuário admin, que é o principal usuário do blog, com o perfil de administrador que tem controle total de tudo.

Nas últimas semanas tem surgido uma série de ataques, do tipo força bruta, para tentar descobrir as senhas dos usuários admin de vários blogs que utilizam a plataforma WordPress. Uma medida simples, e ao mesmo tempo importante, para aumentar a segurança de um blog é trocar o usuário admin por outro nome, assim você consegue se livrar dessa ameaça.

A forma mais fácil de se fazer isso é cadastrar um novo usuário, adicionar a ele o perfil de administrador e excluir o usuário admin, vinculando todos os posts deste ao novo usuário. O processo é simples e abaixo segue o passo-a-passo para realizar a tarefa.

Passo 1: entre na administração do seu blog normalmente, usando o usuário admin, no menu lateral esquerdo clique em Usuários -> Todos os Usuários. Você vai ver todas as contas que existe em seu blog, geralmente aparecerá apenas o usuário admin e algumas informações administrador do blog e a quantidade de posts que você já publicou.

Como mudar o usuário admin do WordPress

Passo 2: clique no botão Adicionar Novo.

Como mudar o usuário admin do WordPress

Passo 3: na página que abrir você deverá informar os dados do novo usuário no formulário, conforme a imagem abaixo. Preencha todos os dados, principalmente os marcados com seta vermelha (veja imagem abaixo), pois este usuário será o novo administrador do blog. Não se esqueça de no item Função selecionar Administrador, igual mostra a imagem abaixo. Depois de preencher todos os dados, clique no botão Adicionar novo Usuário.

Como mudar o usuário admin do WordPress

Passo 4: você voltará automaticamente para a página com a lista dos usuários e uma tarja amarela indicará que o novo usuário foi criado. Saia da administração do blog (efetuando logout).

Passo 5: entre novamente na administração do seu blog usando o novo usuário que você acabou de cadastrar, e no menu lateral esquerdo clique em Usuários -> Todos os Usuários.

Passo 6: posicione o curso do mouse em cima do usuário admin, repare que abaixo do nome aparecerá as opções editar e excluir. Clique em excluir.

Como mudar o usuário admin do WordPress

Passo 7: na tela que abrir, marque a opção Atribuir todos os posts a: e selecione o nome do novo usuário que você cadastrou (conforme imagem abaixo). Depois clique no botão Confirmar exclusão.

Como mudar o usuário admin do WordPress

Passo 8: você voltará automaticamente para a página com a lista dos usuários e uma tarja amarela indicará que o usuário admin foi excluído com sucesso!

Pronto, seguindo atentamente os passos acima, você estará aumentando a segurança do seu blog. Ter uma hospedagem própria pra um blog traz muitos benefícios e usando da forma correta aumenta os acessos e a segurança.

Observação: é sempre bom fazer um backup do seu blog antes de efetuar qualquer alteração ou instalação de qualquer plugin ou tema.

Sobre Essencial Host

Equipe administrativa da Essencial Host.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Como trocar o usuário admin do seu blog WordPress?

  1. Marcelo disse:

    Obrigado!
    Ajudou muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *